Incerteza é a palavra que define o momento. No aspecto profissional, é coerente que o empresário, independente do perfil e do tamanho do negócio, ainda não tenha clareza de qual rumo tomar em relação à estratégia de mercado, atendimento aos clientes, negociação com fornecedores e, principalmente, em relação aos colaboradores. Segundo Covey (2005), gerenciar é uma visão dos métodos, a forma ideal de alcançar algo. Já a liderança trabalha com as pessoas que farão com que esses objetivos sejam alcançados. Sobre esse tema, vamos falar mais especificamente sobre liderança de equipes remotas. Preparamos um conteúdo com pontos importantes a serem cuidados para auxiliar sua empresa na gestão desses times.
Para muitas empresas, essa está sendo a primeira experiência remota e esse fator por si só já é suficiente para gerar muita ansiedade entre equipe e liderança, principalmente nos quesitos comunicação, acompanhamento e gestão de resultados. É necessário que o líder esteja ciente das necessidades adicionais do gerenciamento do time, com a mudança de cenário e principalmente com o fator estressor externo.
Os Líderes passam a ser as referências da empresa para as equipes de trabalho. Como consequência, as tomadas de decisão, posicionamentos e postura com a equipe devem estar em perfeita sintonia com a visão da organização para esse momento. Outro ponto a ser entendido nessa perspectiva é que a pessoa que está na liderança também está presente nesse cenário de incerteza e angústia. Sendo assim, vale se questionar: como está esse colaborador? Para estar na linha de frente com a equipe, cuidar da saúde mental da liderança é fundamental.
Para atuar remotamente ou não, o planejamento é imprescindível para o bom andamento das atividades da equipe e da empresa como um todo – mesmo vivenciando o cenário atual, incerto em diversos aspectos, a equipe deve ter clareza do seu papel e do que se espera de cada colaborador.
Diferente do contexto presencial, ao pensar na demanda do home office , para não haver desgaste no relacionamento e engajamento da equipe, o acompanhamento das atividades pode ser mensurado por meio das entregas dos colaboradores. Para o líder que conta com essa habilidade e preparo, é uma ótima oportunidade para clarificar os objetivos do trabalho, prazos e metas e ainda reforçar o engajamento do time. Líderes que contam com dificuldades nesse quesito podem precisar de mais acompanhamento.
Caso sua empresa ainda não tenha adotado nenhuma ferramenta de planejamento, essa é uma boa oportunidade para testar e implementar um sistema de Gerenciamento de Projetos. Esses instrumentos são importantes para a liderança transmitir o que se espera da equipe, de resultado e de cada colaborador, sendo possível, inclusive, conversar com os colaboradores através da ferramenta. Outro ponto positivo: algumas são gratuitas e de boa qualidade. Realize um estudo, veja qual ferramenta se adequa mais à realidade de sua empresa e implemente-a junto à sua equipe.
A base do trabalho remoto é a comunicação entre a equipe e a liderança. Existe a necessidade constante de trazer o colaborador para perto do projeto, além de apenas analisar os resultados apresentados. Realizar reuniões diárias com a equipe de trabalho, com pautas bem estruturadas, transmitir segurança, favorecer a troca de ideias entre os colaboradores, ouvir as sugestões e posicionamentos da equipe é muito importante em diferentes níveis.
Primeiramente, o líder evita retrabalho das atividades e favorece a obtenção de novas soluções, já que a equipe está alinhada e participativa. Outro ponto igualmente importante: o líder consegue extrair a integração do time de trabalho e acompanhar como estão os colaboradores no momento, podendo oferecer ajuda, se necessário.
No contexto atual do COVID-19 , o líder tem a necessidade emergencial de potencializar ao máximo sua competência em gestão de pessoas, pois conhecendo as particularidades de sua equipe de trabalho, a gestão dos seus colaboradores a distância se torna mais fluída e efetiva.
O trabalho remoto pode servir para quebrar alguns paradigmas de sua liderança e, como consequência, da empresa. O acompanhamento das atividades dos colaboradores de forma presencial possibilita que o líder, por vezes, esteja demasiadamente envolvido no cotidiano do colaborador em detrimento das entregas desse. Se posicionar enquanto liderança, dessa forma, deixa de favorecer a construção da autonomia do time, não formando sucessores capacitados.
Trabalhar remotamente significa abrir mão do controle constante sobre as atividades do colaborador. Nesse contexto, exercitar a confiança é essencial. Se os passos anteriores foram pensados e cuidados, o colaborador já possui clareza de suas atribuições e o que deve realizar, cabendo ao líder a verificação do trabalho por meio da entrega. Claro que se deve levar em conta a maturidade dos colaboradores. Nesse caso, deve-se combinar entregas diferentes para colaboradores em cargos diferentes, respeitando, assim, os limites e possibilidades de cada um.
Sua liderança está pronta para encarar os desafios desse momento? Entre em contato com nossos especialistas em Gestão de Pessoas e, juntos, traçaremos a melhor estratégia para o seu negócio.
Olany Caires
Estratégia de Pessoas e Performance
Thaiz Menezes
Gestão de Pessoas e Performance
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