O desenvolvimento organizacional é um dos tópicos mais importantes quando pensamos em construir vantagens competitivas. Afinal, certos conhecimentos, habilidades e atitudes são padrões de empresas no geral, e os empresários precisam saber como transformar esse conjunto em benefícios para a estratégia do negócio.
O problema é que a prática ainda é pouco dominada. Muitas vezes, os gestores atuam com o treinamento e desenvolvimento de pessoas, mas não têm uma atividade voltada para o crescimento da organização. Assim, processos importantes e que fundamentam a empresa deixam de ser construídos.
Neste conteúdo, reunimos e esclarecemos as 5 principais dúvidas sobre desenvolvimento organizacional. Continue lendo para entender como essa prática funciona e ter diretrizes claras sobre como implementá-lo na sua empresa!
Assim como as pessoas podem se desenvolver, tornando-se mais maduras, inteligentes, adaptadas, ágeis e inovadoras, também as organizações podem mudar seus atributos, como cultura, processos, capital humano e capital intelectual.
Nesse sentido, na obra “Gestão de Pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações”, Idalberto Chiavenato traz a definição de desenvolvimento organizacional:
É o conjunto organizado de ações focadas na aprendizagem (intencionais e propositais) em função das experiências passadas e atuais, proporcionadas pela organização em um específico período, para oferecer a oportunidade de melhora do desempenho e/ou do crescimento humano.
Ao pensar em desenvolvimento organizacional, olhamos a empresa a partir de uma perspectiva sistêmica. Deixamos de visualizar as características de pessoas e unidades operacionais, enxergando os atributos relacionados ao todo. É, por exemplo, a diferença entre ter apenas alguns colaboradores ágeis e ter essa vantagem como uma norma dentro da empresa.
Na prática, há benefícios de construir o todo de maneira planejada, em vez de deixar que os padrões surjam de forma aleatória. Veja exemplos importantes:
· alinhar os atributos da empresa com a estratégia de negócios;
· identificar competências que precisam existir na empresa;
· fortalecer uma cultura organizacional com atributos positivos;
· visualizar o negócio como um todo, uma visão 360º;
· contar com processos globais de melhoria contínua.
As empresas enfrentam uma série de desafios e problemas que dependem de um alto nível de coordenação para serem superados. Isto é, há situações em que não basta que uma pessoa esteja disposta a obter o resultado, como inovar, economizar recursos, centrar ações no cliente, implementar a tecnologia e mudar processos de gestão.
Em cada um desses casos, o trabalho exige o desenvolvimento organizacional. A empresa inteira deve mudar, amadurecer e crescer para que as ações individuais sigam a mesma direção, e a soma de esforços gere as consequências esperadas.
Os processos de desenvolvimento organizacional são divididos em três etapas: diagnóstico, intervenção e reforço. A primeira é entender a necessidade e os objetivos de mudança; a segunda, realizar uma mudança efetiva, e a terceira tomar providências de longo prazo para que a transformação se consolide como um comportamento coletivo.
Imagine, por exemplo, que uma empresa identificou a necessidade de contar com um software de gestão. Além de incorporar a solução, é necessário realizar ações prolongadas para que os colaboradores, de fato, usem a tecnologia no dia a dia.
A forma mais eficaz de promover o desenvolvimento organizacional é conciliar os esforços de profissionais internos e de consultores externos. A ideia é reunir a experiência de quem vivencia o dia a dia da empresa com o conhecimento técnico para realizar diagnóstico, intervenção e reforço.
Além disso, as mudanças exigem processos de treinamento e desenvolvimento de pessoas , tanto de colaboradores como de líderes. Afinal, velhos comportamentos terão de ser desfeitos para se consolidarem novas práticas.
Sendo assim, ao realizar o desenvolvimento organizacional, procure sempre o conhecimento técnico para atender às necessidades da sua empresa e busque boas práticas de treinamento para realizar mudanças que atinjam todo o negócio.
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